O cenário político de Pernambuco começa a desenhar movimentos estratégicos que ecoam com força no Sertão do Moxotó, estabelecendo uma conexão direta entre as sucessões estadual e municipal. Em Arcoverde, o tabuleiro político apresenta um desenho de forças bem definido, onde o atual prefeito Zeca Cavalcanti e a totalidade da Câmara de Vereadores mantêm um alinhamento estreito com a governadora Raquel Lyra.
No entanto, é no campo da oposição que o otimismo tem crescido de forma acentuada, impulsionado pelos indicativos das atuais pesquisas que mostram um cenário amplamente favorável ao prefeito do Recife, João Campos, em uma eventual disputa pelo Governo do Estado. Para o grupo liderado pela ex-prefeita Madalena Britto, a ascensão de João Campos não representa apenas uma vitória partidária, mas a pavimentação real para a retomada do comando do município. A análise política local sugere que uma vitória de Campos ao governo estadual fortaleceria Madalena ao ponto de transferir para o seu grupo o controle dos cargos e investimentos estaduais na cidade, criando o ambiente perfeito para o seu retorno ao Palácio Arlindo Pacheco.
Esse entusiasmo do grupo oposicionista encontra sustentação no legado administrativo de Madalena Britto, cujas gestões foram marcadas por altos índices de aprovação e pela execução de projetos estruturantes que mudaram a face de Arcoverde. Conhecida como a prefeita das grandes obras, Madalena Britto foi responsável pela construção de praticamente todas as unidades básicas de saúde da cidade, além de ter sido a gestora que mais pavimentou ruas em asfalto em toda a história do município. Seu currículo de realizações inclui obras como o Pátio da Feira do São Cristóvão, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Gastronomia e Artesanato e o Centro Oftalmológico de Arcoverde, além de inúmeras praças e calçamentos.
Além do ativo em obras Madalena é reconhecida pelo jeito simples e humano de tratar as pessoas, característica que mantém sua popularidade em alta.
Diante do favoritismo de João Campos nas pesquisas estaduais, o grupo de Madalena Britto enxerga a oportunidade de unir novamente uma gestão estadual atuante a uma liderança local com histórico comprovado de trabalho, consolidando o projeto de volta do grupo da ex-prefeita ao comando da Terra do Cardeal.
